domingo, 29 de outubro de 2017

Uma homenagem aos nossos ancestrais neste feriado.

 

Índios Tapuios Às margens do Rio Preto - SPI

 

Neste final de semana (de 2 a 5 de novembro) o ComTradição presta uma homenagem aos nossos ancestrais, mais particularmente aos índios Tapuios, que habitavam o nordeste de Goiás. 

Viviam nas margens do Rio Preto,um curso de água dos estados de Goiás e Minas Gerais, Brasil. O rio nasce na lagoa Feia, no município de Formosa, em Goiás, e segue recebendo as águas de importantes afluentes até desaguar no rio Paracatu, já em terras mineiras. Faz parte bacia do rio São Francisco.


Rio Preto separando os Estados de Goiás e Minas Gerais
 
As suas margens foram habitadas por indígenas que, devido às escuras águas, o chamaram Huna-y, que significa "água escura" ou "rio preto". O termo Huna-y é também a origem do nome do município de Unaí, em Minas Gerais. 

O passado de cunho mitológico dos Tapuios não remonta aos tempos imemoriais de seus ancestrais que dominavam um território vastíssimo, correspondente a uma boa parcela do atual estado de Goiás. O passado dos Tapuios coincide com o da fundação da aldeia do Carretão, no século XVIII, quando partes de diferentes povos indígenas da região são ali assentadas e perdem sua autonomia tribal.
 

Conta a história que eles alimentavam-se prioritariamente de caças e peixes, dentre eles o surubim. 

A partir de nossa pesquisa, preparamos um prato originário dessa cultura praticamente extinta, resgatando um pouco de nossa ancestralidade culinária, tal como fizemos com o Barreado, a Costelinha de porco, a Carne de Lata e a Galinha Caipira.

Serviremos o Filé de Surubim preparado com ervas frescas, manteiga e limão siciliano , acompanhado de banana da terra e salada verde. Mais um sabor inesquecível dentro do conceito de alimentos memória, como é de nossa tradição.


Filé de Surubim com Banana da Terra e Salada Verde






E tem mais. Em homenagem aos nossos ancestrais mineiros e caipiras preparamos nossa tradicional galinha caipira ao molho servida com Ora-por-nobis.


Ora-pro-nobis



Quando esta planta tornou-se objeto de estudo científico, os pesquisadores ficaram encantados com o que encontraram. Este vegetal tem altos níveis e quantidades significativas de fibras, vitamina A, vitamina C, B, ferro, magnésio, manganês, potássio, cálcio e cobre. Além disso, os compostos antioxidantes poderosos (carotenóides) completam este arsenal de Fitonutrientes e compostos orgânicos benéficos. Os pesquisadores vêem evidências de que o consumo de ora-pro-nobis reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, assim como tornam o sangue menos propenso a formar coágulos.


Alguns dos benefícios para a saúde da ora-pro-nobis incluem sua capacidade para ajudar a perder peso, aumentar a saúde do coração, ajudar no desenvolvimento das crianças, o tratamento de certas doenças gastrointestinais, prevenir certos tipos de câncer, proteger a pele, aumentar a visão, fortalecer o sistema imunológico, construir ossos fortes e aumentar a circulação.

Galinha Caipira do ComTradição
 Assim, convidamos aos nossos clientes e amigos a virem se surpreender com mais estas delícias preparadas com muito amor e respeito à sua saúde: saiba o que você come.

Neste feriado prolongado venha para Olhos D'Água desfrutar de nosso aconchego e compartilhar de nossa homenagem a nossos ancestrais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar você estará contribuindo para fazer um blog melhor.