domingo, 21 de agosto de 2016

A cozinha do ComTradição é um  caldeirão permanente de pesquisa e experimentação dos saberes e sabores da culinária ancestral brasileira. Isso significa que buscamos resgatar ingredientes e formas de preparo que nossos ancestrais utilizavam. Segredos de sabores de um tempo em que o alimento era tratado como algo sagrado, que vinha direto da natureza para o nosso prato. Um tempo no qual não existiam processos industriais e seus aditivos químicos que modificam os nutrientes para que alguém retire o maior lucro possível, sem se preocupar com a saúde de quem se alimenta.




No ComTradição você saboreia uma comida da roça, em uma casa de roça, com um atendimento amigo e uma energia emanada de um profundo respeito pela natureza e por nossa humanidade.   

Conheça alguns de nossos pratos:

O Barreado

"Sua origem, contada de pai para filho, é que há mais de 200
anos,  aqui  em  Morretes,  quando  os  filhos  de  índios  com
portugueses (mamelucos ou caboclos) vinham à vila trazer os
produtos  da  lavoura  a  seus  patrões,  ficavam  para  almoçar  e
lhes era servido uma carne muito gostosa. Gostaram  tanto que
levaram a idéia para o sítio onde moravam, e sempreque os
patrões  iam  visitar  as  plantações  eles  ofereciam  aquele  prato
saboroso,  feito  com  carne  de  peito,  toucinho  e  todos  os
temperos  disponíveis,  que  eles  deixavam  cozinhar  por muitas
horas  em  panela  de  barro  para  amolecer  bem  a  carne  (DE
BONA, 2000)."




Carne de Porco de Lata

No tempo de nossas avós não existiam açougues, geladeiras ou câmaras frigoríficas. O animal, geralmente criado na própria propriedade, era abatido e sua carne era preservada por meses em latas de 20 litros. A tecnologia para preservar essas carnes (de porco e de vaca) passava por um processo artesanal no qual elas eram temperadas e depois cozidas em fogo lento até ficarem macias. Depois disso eram levemente fritas na  banha de porco e envolvidas pela mesma banha, para não entrar em  contato com o ar, eram armazenadas.





Galinha Caipira


Nossa galinha caipira é preparada conforme receita tradicional da Culinária Caipira (*). Temperada com ervas frescas e condimentos naturais o prato procura resgatar o mesmo sabor de que nossos ancestrais desfrutaram.






(*) Comida caipira é um conjunto de pratos típicos do interior de São Paulo, nos primórdios era feita no fogo-de-chão na trempe, o fogão dos tropeiros, onde as panelas ficavam apoiadas em pedras em formato de triângulo ou penduradas em uma armação de três varas em estilo tripé por cima do fogo e que podiam ser de ferro ou de pau verde, e às vezes no chamado tucuruva, um fogão improvisado no meio do cupinzeiro, com o passar dos tempos ganhou altura e formato no que é hoje o fogão a lenha, onde normalmente é feita a maioria dos pratos.
Cozinha Caipira, pintura de Almeida Júnior 1895.

Há relatos de que tropeiros Bandeirantes tiveram grande influência da disseminação da culinária caipira por quase todo o Brasil.

Entre os grandes pratos e bebidas da cozinha caipira figuram: o leitão à pururuca, cuscuz caipira de legumes, pamonha, arroz tropeiro, bolinho caipira, vaca atolada, frango caipira, o furrundum, farofa de lingüiça, fraldinha em panela de ferro, caipirinha, a paçoca de amendoim, o feijão tropeiro, a canjica com costelo de porco, o virado à paulista, afogado, bolinho de mandioca, rabada, o angu, pé-de-moleque, a cabidela miúda, quentão, farofa de içá, rosquinhas de pinga, o doce de bananinha e entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar você estará contribuindo para fazer um blog melhor.