terça-feira, 14 de agosto de 2012

A vida na morte

Na cozinha do ComTradição trabalhamos com mais uma contradição. Observamos que as bananas do tipo nanica e da terra, quanto mais maduras e, portanto mais recobertas de pintas pretas, melhores se tornam para elaborarmos nosso doce de banana em calda artesanal, servido aos nossos clientes. 

Uma vez que dificilmente encontra-se bananas bem maduras no mercado, passamos a compra-las uma semana antes de preparar o doce e deixá-las amadurecendo, apurando o açúcar que contêm, para melhorar o sabor do doce.


Pesquisando sobre nosso ingrediente, a princípio, nos deparamos apenas com informações e depoimentos que tratam as tais pintas pretas como necrose dos frutos, ou seja, produto da fruta com células em decomposição.



Em um chat na internet encontramos o seguinte diálogo entre especialistas e produtores de banana tratando de como combater as pintas pretas nas bananas. Dele destacamos a seguinte frase:
“A Sigatoka Negra pode ser controlada com a pulverização de inseticidas sistêmicos associados a fungicidas sistêmicos. O moleque pode ser controlado com inseticida biológico Bauveria bassiana aplicado em iscas. O Trips poderá ser controlado com a eliminação do coração e ensacamento precoce dos cachos. A pinta preta com pulverizações de fungicidas.

Em outro site ( http://entranaciencia.blogspot.com.br) encontramos as seguintes informações sobre as pintas pretas.

"A maioria de nós gostamos de bananas. Além de apresentar uma cor amarela bem característica, as bananas têm uma outra característica que está presente em quase todos os exemplares: as manchas negras. Estas contrastam com a cor amarela própria dos pigmentos da fruta, e evidenciam um dos processos mais comuns em qualquer organismo vivo: a sua morte.
As manchas negras da banana não são mais do que células mortas da fruta, as quais vão crescendo de tamanho com o passar dos dias, evidenciando a morte do fruto. Todos se lembram de já ter reparado que as bananas quando amadurecem demais, vão perdendo a sua coloração original, adquirindo na sua totalidade a cor preta.
O cientista Bernhard Kräutler da Universidade de InnsbrucK na Austria decidiu investigar o processo. Para isso aplicou uma velha e conhecida técnica que neste caso mostrou ser muito eficaz : os raios UV. 
Na fotografia que aparece abaixo, podemos apreciar as manchas da banana rodeadas de um círculo de luz mais azulada que o resto. Esta zona está refletindo células que estão em pleno processo de morte, o que permite aos cientistas analisar este processo em tempo real.”



Fonte da notícia:

http://www.ojocientifico.com/

No entanto, continuando nossa pesquisa nos deparamos com a seguinte informação em Red Pachamama Internacional:


"De acordo com pesquisas científicas japonesas que investigam as tão combatidas pintas pretas das bananas maduras, nelas foi encontrada uma substância chamada “fator de necroses tumorais” que tem a capacidade de combater células anormais, ou seja, possíveis células cancerígenas.
Para os cientistas, quanto mais madura estiver a banana, com mais pintas pretas, mais eficaz se torna em ajudar os glóbulos brancos do sangue do organismo humano a combater possíveis células cancerígenas em desenvolvimento. A banana madura é mais alcalina e oito vezes mais eficaz do que as bananas verdes. Os cientistas recomendam comer de uma a duas bananas maduras por dia para aumentar sua imunidade."






O artigo científico foi disponibilizado no site: https://www.jstage.jst.go.jp/browse;jsessionid=86DF8C6D75656B8E4C65AC8F32A0998E
https://www.jstage.jst.go.jp/article/fstr/15/3/15_3_275/_pdf


Na cozinha do ComTradição


Como resultado de nossa pesquisa introduzimos em nosso cardápio o delicioso (na opinião de quem experimentou) risoto de banana (maduras e cheias de pintas pretas), certos de que estamos contribuindo para que nossos clientes tenham benefícios nutricionais ao saborearem os alimentos que preparamos...



Uma delícia !" - segundo nossa cliente, a jornalista Ana Cristina Vilela 


Um comentário:

  1. Envolverde
    Dica: A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil, também é um item cuja produção é feita em larga escala. Quanto à alimentação, ela é rica em carboidratos, amido, ferro, potássio e proteínas. Diante disso, a banana é ideal para quem pratica atividades físicas. A nutricionista Karin Honorato, explicou que a fruta possui muitas fibras, que dão sensação de saciedade. Ela também pode influenciar o humor e ajudar na compulsão por doces. Leia também: http://www.facebook.com/envolverde

    ResponderExcluir

Ao comentar você estará contribuindo para fazer um blog melhor.